Artigo: A importância do bom atendimento

 

Conquistar e manter clientes é tarefas das mais difíceis para qualquer empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas são praticamente iguais e o mercado muitas vezes desleal. As empresas que não se adequarem às novas realidades do mercado estarão sujeitas ao fracasso e, fracasso nas organizações significa falência.Cabe aos empresários, diretores de empresas e à gerencia em geral tomarem às decisões para conquistar os clientes, mas, sobretudo, para mantê-los. De nada vale conquistar em um mês e perder no outro.

 

Estatísticas dão conta que um cliente satisfeito conta sobre a empresa ou o produto para apenas duas pessoas, já o cliente insatisfeito conta para cerca de dez pessoas. Não precisa ser nenhum Phd para saber o que é o melhor, oferecer ou não oferecer um bom atendimento aos seus clientes. O banco deve atender bem seus correntistas; o supermercado deve atender bem seus consumidores; o seu Zé da padaria deve atender bem seus clientes; o político deve atender bem seus eleitores; o professor deve atender bem seus alunos…

 

Segundo uma pesquisa da US News And World Report, organização norte-americana que estuda o comportamento dos consumidores, cerca de 68% dos clientes não voltam à empresa ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço por conta do péssimo atendimento do pessoal e pela má qualidade dos serviços prestados. De fato, o atendimento aos clientes é de suma importância para todas as organizações. A pergunta que fica é a seguinte: como você tem trabalhado o atendimento em sua empresa? Seus funcionários estão treinados e motivados para oferecer o melhor aos seus clientes? Seus clientes falam bem de sua empresa?

 

Portanto, esse é o grande desafio do século para as organizações, ou o atendimento aos clientes passa a ser prioridade ou muitos empresas vão perecer. Todos os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, quanto mais encantados os clientes ficarem, maior será o retorno financeiro a todos. Superar as expectativas sempre, esse é o caminho! E como vocês já sabem, cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas pessoas. Em qual situação está o seu cliente: fala para dez ou para duas?

 

Artigo publicado originalmente na Revista Circuito on Line: www.rcol.info

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7 Comentários

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7 responses to “Artigo: A importância do bom atendimento

  1. Gostei muito do post, está me ajudando pakas.

    Continue assim.

  2. Eulalia

    Ola

    To a escrever um artigo sobre atendimento e este artigo vai me ajudar bastante.

    Eulalia

  3. Elaine

    Este arquivo é bastante interessate,pois possui resposta coerente e objetivade um bom atendimento gostei muito.

  4. Pingback: A importância do bom atendimento | Fazola

  5. Pingback: Por que o atendimento ao cliente é tão importante? « Voo do Galo

  6. Cremildo fernando

    boa tarde, adorei a sua publicacao, sou agente da linha do cliente duma empresa de telefonia movel e vezes sem conta recebi chamadas de clientes insatisfeitos por terem sido mal atendidos, e ao longo desse tempo em que tenho trabalhado no atendimento começo a entender que ate o mais pacato do clientes sente que esta a ser mal atendido e isso afecta negstivamente ns imagem institucional.

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