Indaiatuba: Terra de ninguém?!

Indaiatuba: Terra de ninguém?!

*Éber Sander

 

É triste, mas devo dizer: Indaiatuba virou terra de ninguém. Já não é de hoje que estamos assistindo (assistindo é o termo certo, pois pouco, ou nada fazemos para mudar a realidade) nossa cidade piorando em muitas áreas a cada dia.

Um dos fatos mais corriqueiros em Indaiatuba é a violência. São roubos de carros, casas, “saidinha” e “entradinha” de bancos que atormentam a vida do cidadão. Não pagamos pesados impostos para ter segurança?!

Parece-me que os políticos de Indaiatuba vivem reclusos, alheios aos acontecimentos da cidade.

De que adianta ser considerada 1ª cidade em qualidade de vida no país, sendo que  isso fica apenas no papel, afinal, papel aceita tudo não é mesmo.

Será que esses senhores não lêem os jornais (não me refiro a página social)? Não conversam com a população? Não ouvem o clamor que vem das ruas?

É muito fácil e cômodo ficar em seus escritórios com arcondicionado, enquanto a cidade vai perdendo a qualidade de vida, a tranqüilidade, os empregos, a moral…

É muito fácil ficar dando nomes às ruas, decidindo o que entra no calendário oficial da cidade.

Eu quero ver (e a torcida do Primavera também) é o debate de idéias e projetos visionários, ousados, que vão de fato interferir positivamente na vida do cidadão, o povo cansou de mais do mesmo.

Portanto, a cidade de Indaiatuba pede socorro e este tem que vir logo, antes que o paciente morra por falta de cuidados.

 

*Éber Sander é consultor, escritor e palestrante

www.ebersander.wordpress.com

About these ads

23 Comentários

Filed under 1

23 responses to “Indaiatuba: Terra de ninguém?!

  1. Reinaldo Nogueira

    Posso dizer que o socorro chegou com a minha eleição. Estamos no começo de uma gestão e o reflexo na área da segurança já pode ser sentido nesses 90 dias. Reduzimos os indices de furtos e roubos de veículos em 29% e também o número de prisões em flagrante feitas pela Guarda Municipal já chega a 63 até hoje dia 14 de abril. Não podemos esquecer que a obrigação da segurança é do Estado, mas não estamos omissos. Portanto o tempo mostrará que vai melhorar muito os serviços públicos. Participe e acompanhe a Rádio Audiência AM 1470 todos os sabados das 9h às 10h.

    • Audrey

      Olá Sr. Prefeito… Estou querendo me mudar para Indaiatuba, no Esplanada II, e estou ficando apreensiva com as notícias sobre a violência na cidade… O que posso esperar da segurança do bairro (aliás, estamos muito próximos da Prefeitura, lá). Agradeço sua resposta.

      • Eber Sander

        Com a palavra o senhor prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.
        Este blog está aberto para resposta.

    • Máiron Anderson

      Parabéns,Reinaldo!Vc é o prefeito DA CIDADE!!!

  2. Creio que o prefeito Reinaldo Nogueira (não sabia que ele era dado a responder blogs – uma boa surpresa)quer mesmo que Indaiatuba tenha redução nos índices de criminalidade neste seu novo governo. Tomara que tenha sucesso, mas deve-se lembrar que cabe ao Estado promover melhorias nos municípios. Mesmo com um deputado na Assembleia (por um acaso, irmão do prefeito daqui), nada de delegados, policiais militares, enfim, só recebemos promessas…. e nada mais.

  3. Audrey

    Apenas para complementar meu comentário, acabamos de decidir não mais mudarmos para Indaiatuba, que embora tenha muitos pontos positivos, nos alarmou com a notícia de um assassinato na rua atrás de onde pretendíamos comprar o imóvel, no dia em qe assinaríamos nosso contrato. Infelizmente, no momento foi a melhor decisão, já que soubemos que muitos outros delitos são práticados naquele bairro e a rota de fuga é comum, prá esses delinquentes. Preferimos preservar a integridade da nossa família.

    • Vanessa

      Audrey, me chamou atenção o seu depoimento. Qual seria o bairro onde você ia comprar o imóvel? Estou perguntando isso porque estou procurando casas para comprar em Indaiatuba e estou preocupada com a segurança.

  4. Olha, eu estava ja dse mudança para Indaiatuba, com emprego pra min e meu marido ja trabalhando ai mas decidimos não arriscarmos e procurar uma cidade mais calma. Violencia TO FORA.

  5. joão

    só quero agradecer á essas pessoas q decidiram não se mudar pra ca, naum precisamos de covardes aqui.
    eu naum tenho essa opção, pra eles é mais facil fugir, aposto q nunca fizeram nada pra tentar mudar.

  6. Fabio

    João esse não é o tipo de comentario que trata do assunto, da raiz do problema em si, apenas reflete sua frustração, com o fato de que cidade esta perdendo o crédito pelo problema da segurança.
    Recebi algumas indicações a respeito desta cidade no entanto a questão segurança não pode ser ignorada.

  7. joão

    Fabio, tudo bem, eu entendo o problema da falta de segurança, mas a segurança é a mesma a criminalidade q aumentou, quando á policia consegue recuperar carros roubados a maioria destes criminosos são de outra cidade q ouviram falar daqui, os ricos q se refugiam aqui trouxeram isso ,porque naum enfrentam os problemas de sua cidades ao invés de querer se refugiar aqui, dá a impressão que a violencia é pros pobres, abandonam suas cidades como se estivessem fugindo de uma guerra a violencia está em todo lugar,não estou apenas falando de cidades mas de brasil, naum adianta querer culpar está pequena cidade pela violencia q aqui se encontra, a sociedade fez isso, 10 anos atrás era raro se ouvi falar de drogas aqui, agora tá inpestiado, culpa de vcs, gananciosos egoístas q pensam no seu próprio bem, vão pra Natal, o governo gasta mais com ‘segurança’do que com educação, e ai, vamos encher a rua de policia casas de cerca eletricas muros altos e analfabetos na cadeia ?isso nunca vai acabar, depois nimguem entende por que tanto suicidio tanto serial killer, tanta violencia, tantaa drogas,sonegam imposto e andam de carro blindado,devo lhes antecipar daqui alguns anos vai ter favela aqui também.

  8. Novo Morador

    Senhoras e senhores. Pude ler vossos comentários sobre a quantas andam a segurança na cidade!! Decidí comprar uma casa em Indaiatuba, depois de uma pequena volta pela cidade. Sou nascido em uma cidade do interior de São Paulo, São Carlos. Estou trabalhando na região a um ano e decidí morar aqui, pois realmente se tem uma boa qualidade de vida e uma atmosfera de paz.
    Quanto às drogas e os relatos de violência que relataram, tenho certeza que devem encomodar e bastante. Entretanto devemos olhar para o todo, pois como ja foi dito esse é um problema da sociedade brasileira, para não extender para a humanidade. Isso tudo é fruto do que a sociedade tem feito e desejado nos últimos tempos! Os políticos foram nós que elejemos e quanto a educação, quando é que foi prioridade em vossas vidas? Quando pagamos para nossos filhos estudarem em escolas particulares, indiretamente estamos marginalizando a escola pública e consequentemente seu frequentadores. Excluindo a possibilidade de lutarmos por uma educação de qualidade para TODOS. A sociedade é constituida por todas as classes, juntas, lutando pelos problemas, para que cada um possa ter o que deseja.
    O QUE VOCÊ DESEJA?
    VOCÊ TEM FEITO O QUE PARA MUDAR ISSO?
    Devemos nos organizar e pensar em todos e não em uma sociedade feita de camadas, estratificada, onde as classes mais previlegiadas é que obtém o que querem. Para isso devemos envolver e comprometer todos, sem exceção!!!
    Grande abraço!!!

    • Roberta Andrade

      Estou assustada, eu e minha familia estamos pensando em mudar para indaituba, somos de spaulo, será que o bicho que pega aqui esta aí também?

  9. César

    A segurança é competência do Estado. Entretanto, o município DEVE auxiliar no combate à violência e DEVE cobrar do Estado melhorias caso estas não aconteçam. Por exemplo, Indaiatuba acaba de licitar câmeras para flagrar infrações de trânsito, mas cadê as câmeras para monitorar as ruas e agilizar o atendimento policial? Ontem aconteceu o segundo latrocínio em cinco dias na Avenida Ário Barnabé no Jardim Morada do Sol. São vários os relatos de pessoas que retiram dinheiro em banco e são assaltadas na Morada do Sol. Por que não existe monitoramento por câmeras nesta avenida?
    Em maio deste ano eu e meus parentes fomos feitos reféns de marginais em uma chácara de Indaiatuba. Em conseqüência, passamos várias horas na delegacia. Conversando com os guardas municipais, estes relataram que não existe nenhum tipo de cooperação entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A Guarda Municipal tem que ficar escutando a comunicação de rádio da Polícia Militar para saber o que está acontecendo. Ou seja, não há integração e quem perde é a população.
    Indaiatuba nem sequer tem uma base da Polícia Militar. Os policiais são de Campinas! O policial militar que estava de plantão disse se sentir mais seguro em Campinas do que em Indaiatuba, pois em Indaiatuba a polícia militar é desprovida de recursos.
    A realidade é que a cidade cresceu muito e a força de combate ao crime não acompanhou. Os governantes viraram as costas e se concentraram em obter lucros com os empreendimentos imobiliários e loteamentos que não param na cidade.
    Apesar de que isso tudo é até esperado para uma cidade em que os eleitores trocam votos por churrasco.
    Abraços!

  10. zezinho

    indaiatuba ta mal !!!,violencia ,enchente,roubos e falar que e a melhor para morar so pode estar brincando….voces conhecem Sao Jose do Rio Preto ,nao ? temos que conhecer muitas outras cidades que sao exelentes para morar …Indaituba nao entrou nas 50 cidades que mais gerou emprego,tem algo errado com Indaiatuba!!!fica registrado a realidade. Obrigado.

  11. Neusa Andrade

    O Brasil está cada vez pior, e tudo isso é culpa dos brasileiros que não pensam na hora de votar, votam sem consciência e vendem o direito que levaram anos para conseguir…Mas pensem bem, quando você for assaltado na rua e não houver policiamento na rua, quando alguém próximo a você for assassinado ou algum ocorrido desse tipo e a justiça não for feita, vale a pena vender seu voto?… Pense também em quando você ficar doente e precisar de assistencia medica e ir ao hospital ou PS e ficar esperando horas e horas… Ou até nem conseguir nada, ou quando precisar de um medicamento e não conseguir porque estaria faltando no posto de saúde, valeria a pena vender seu voto?…Pense também no futuro do seu filho, na educação que ele recebera, na estrutura da escola, no ensino dado pelos professores, pense bem em tudo isso… Vale a pena vender seu voto por uma cesta básica? Por um mantimento que duraria uma semana ou duas? Não seria melhor votar conscientemente, e ver o seu país melhorar, vendo a sua vida melhorar? As pessoas vendem seus votos porque tem necessidade, mas se pensassem bem, não venderiam o voto, e assim mesmo que não seria de imediato, a vida dessas pessoas melhoraria, com programas feitos pelo governo, com uma moradia, com uma educação melhor, com a saúde publica melhor. , seja consciente, pelo seu próprio bem, pense… Pense antes de votar, saiba escolher, porque é o seu futuro que você estará escolhendo! Indaiatuba precisa sim de moradia digna, de programas habitacionais que funciona, não de políticos que promete e promete e nada faz para seu povo sofrido , chega de mentiras e enganações ,pense bem antes de votar em políticos que só vive de promessas , vote consciente por que assim podemos mudar o destino de nossa cidade e do nosso pais

  12. francisco

    em minha opiniao a cidade de indaiatuba entre todas da regiao e a melhor para se morar mas so tem um problema pois como a prefeitura nao libera novos lotiamentos os preços dos terrenos se elevam muito rápido pois já virou cidade só para ricos pois quem ainda nao tem um terreno na cidade de indaiatuba nao conseguira nunca mais comprar pois em apenas um ano os valores dobraram terrenos de 150 metros dos bairos mais baratos que custavao 35 mil neste ano custam 70 mil o ultimo loteamento que saiu na cidade um ano antes da entrega os terrenos ja custava 43.000 reais ou entrada de 9.700 mais parcelas de 970 reais e ainda tem coragem de falar que é (loteamento popular)ve se pode isso em uma cidade que a maioria das pessoas ganham ate 1.000 reais a mensalidade de um terreno custara 970
    e isto é culpa de certas pessoas que compram as fazendas em torno da cidade colocam em none se seus familiares (compram por preço de banana ameaçando tomar as terras )depois supervalorizam fasendo loteamentos fechados.

  13. Maria

    Olá, qual bairro é melhor pra se morar em Indaiatuba?
    é qual o pior?
    preciso me mudar e estou apavorada com a situacao.
    obrigado

  14. ana

    Prezados moradores de indaiatuba
    Estou com a intenção de me mudar para Indaiatuba em 2012, preciso por motivos de trabalho e saúde também….
    Mopro em São Paulo.o que vcs me dizem? Por favor necessito da opinião de vcs.

    Beijos à todos….ANA

  15. Novo morador, para “escrever discurso” é necessário ser alfabetizado. Não se escreve decidí, extender e muito menos elejemos.

  16. Luciana Aparecida Lopes

    Diante de tantos comentários, resolvi deixar o meu. Lamentavelmente algumas pessoas escrevem opiniões e outras preocupam-se em escrever corretamente o português, quando na verdade, existe um problema maior a ser considerado nos comentários. Conheço pouco a cidade, mas é gritante a qualidade de vida. Aos que não gostam de Indaiatuba, retirem-se da cidade, e parem de reclamar. Caso não percebam a violência está em toda parte, principalmente nas cidades grandes. Parem de hipocrisia e seja mais objetivos em seu comentários. Incomodados?????? Vão as urnas, façam protestos, gritem…se preciso for, mas parem de lamentos, porque em qualquer lugar do mundo, os senhores terão os mesmos problemas, haja vista que a cidade de Indaiatuba está crescendo.

    • Máiron Anderson

      Boa,Luciana!!Moro em Aracaju,mas sou louco pra ir embora pra Indaiatuba,conheço algumas pessoas que moraram e moram aí.Nunca pisei em solos indaiatubanos,mas conheço muitas ruas e avenidas pelo GoogleMaps rsrs tenho App da cidade e tudo mais.

  17. romualdo

    propaganda…vejam o que aconteceu com curitiba, florianópolis, lucas do rio verde etc etc etc.O país está em pânico e ninguém avisou.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s