Artigo: A importância do bom atendimento

Conquistar e manter clientes são tarefas das mais difíceis para qualquer empresa. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas são praticamente iguais e o mercado muitas vezes desleal. As empresas que não se adequarem às novas realidades do mercado estarão sujeitas ao fracasso e, fracasso nas organizações significa falência. Cabe aos empresários, diretores de empresas e à gerência em geral tomarem às decisões para conquistar os clientes, mas, sobretudo, para mantê-los. De nada vale conquistar em um mês e perder no outro.

Estatísticas dão conta que um cliente satisfeito conta sobre a empresa ou o produto para apenas duas pessoas, já o cliente insatisfeito conta para cerca de dez pessoas. Não precisa ser nenhum Phd para saber o que é o melhor, oferecer ou não oferecer um bom atendimento aos seus clientes. O banco deve atender bem seus correntistas; o supermercado deve atender bem seus consumidores; o seu Zé da padaria deve atender bem seus clientes; o político deve atender bem seus eleitores; o professor deve atender bem seus alunos…

Segundo uma pesquisa da US News And World Report, organização norte-americana que estuda o comportamento dos consumidores, cerca de 68% dos clientes não voltam à empresa ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço por conta do péssimo atendimento do pessoal e pela má qualidade dos serviços prestados. De fato, o atendimento aos clientes é de suma importância para todas as organizações. A pergunta que fica é a seguinte: como você tem trabalhado o atendimento em sua empresa? Seus funcionários estão treinados e motivados para oferecer o melhor aos seus clientes? Seus clientes falam bem de sua empresa?

Portanto, esse é o grande desafio do século para as organizações, ou o atendimento aos clientes passa a ser prioridade ou muitos empresas vão perecer. Todos os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, quanto mais encantados os clientes ficarem, maior será o retorno financeiro a todos. Superar as expectativas sempre, esse é o caminho! E como vocês já sabem, cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas pessoas. Em qual situação está o seu cliente: fala para dez ou para duas?

Artigo publicado originalmente na Revista Circuito on Line: www.rcol.info

8 Comentários

Filed under 1

8 responses to “Artigo: A importância do bom atendimento

  1. Gostei muito do post, está me ajudando pakas.

    Continue assim.

  2. Eulalia

    Ola

    To a escrever um artigo sobre atendimento e este artigo vai me ajudar bastante.

    Eulalia

  3. Elaine

    Este arquivo é bastante interessate,pois possui resposta coerente e objetivade um bom atendimento gostei muito.

  4. Pingback: A importância do bom atendimento | Fazola

  5. Pingback: Por que o atendimento ao cliente é tão importante? « Voo do Galo

  6. Cremildo fernando

    boa tarde, adorei a sua publicacao, sou agente da linha do cliente duma empresa de telefonia movel e vezes sem conta recebi chamadas de clientes insatisfeitos por terem sido mal atendidos, e ao longo desse tempo em que tenho trabalhado no atendimento começo a entender que ate o mais pacato do clientes sente que esta a ser mal atendido e isso afecta negstivamente ns imagem institucional.

  7. elsa

    muito bom. ajudou muito

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s