Crônica: Eu cansei, de verdade!

Cansei, de verdade!

*Éber Sander

 

Hoje estava pensando (sim, eu ainda penso) e cheguei a conclusão que eu cansei. Não! Não se trata de nenhum movimento político-partidário. Não é isso. Aliás, muito longe disso… Trata-se na verdade de um movimento psicológico intravenoso depressivo. É triste afirmar, mas eu cansei.

Cansei de correr atrás do tempo e nunca alcançá-lo. Cansei de esperar pelo tempo com uma paciência de monge budista e ele nunca chegar. Cansei. Cansei de você tempo. Cansei do seu olhar, como quem diz: “vai seu estúpido, me veja passando e não faça nada, olhe pra você, veja o que te resta, sinto pena de você…”.

Cansei de ver as propagandas de sabão em pó que prometem deixar as minhas roupas brancas. Elas nunca ficam. Por isso eu cansei.

Cansei das propagandas de cerveja, dizendo que se eu beber da marca x, as garotas cairão aos meus pés. Todas elas, as belas. As loiras, as morenas, as ruivas, as carecas, as cabeludas. Somente as bonitas. Nada disso acontece. Nem vai acontecer. A única coisa que consegui até agora foi cair no chão do bar. Ser acordado por um cachorro de rua lambendo minha boca. Passar vergonha e ir embora de táxi. E eu cansei.

Cansei de não ter o perfil de galã de novela. Cansei de não beijar muitas garotas como os galãs de novela. Cansei de não ter o carrão do galã de novela. Pra dizer a verdade cansei de novela. Cansei da TV. Cansei.

Cansei da falsidade daqueles que provam gororoba nos programas de culinária e dizem que está ótimo. É mentira. E mentira também cansa.

Cansei de ir à academia, levantar todos aqueles pesos e não ver resultado nenhum. Cansei daquele espelho, me olhando, me secando, me recriminando.

Cansei do meu trabalho. Do meu chefe. Dos colegas de trabalho. Cansei de levantar cedo, dormir tarde. Receber pouco e pagar muito. Estou estupefato. Não, não é isso. Estou cansado. Essa é a palavra. Cansado!

Cansei de ir à faculdade. Cansei de ir ao inglês, ao espanhol. Cansei de economia, estatística, matemática. Isso me cansa. E pasmem, eu cansei!

Cansei daqueles programas de auditório, aqueles apresentadores desagradáveis, aquelas moças que ficam dançando e sorrindo, mas nunca é para mim. Eu cansei, de verdade.

Cansei de ler as notícias sobre aquecimento global e o homem não fazer nada. Continuam com os mesmos hábitos. Cansei do sol que fica queimando meus neurônios que já não são muitos, mas os poucos que tem, sofrem com a quentura. Eles também vivem cansados.

Pois é. Eu cansei. Cansei de ir à praia e levar horas no engarrafamento e minutos vendo o mar. Deveria ser o contrário para não cansar… Mas dessa forma cansa.

Estou cansado de me perguntar, de onde eu venho? Para onde eu vou? Onde está a mulher da minha vida? Cansei, nunca achei as respostas. Sequer cheguei perto delas. E creia-me isso cansa.

Cansei de não lembrar dos aniversários dos meus amigos. Só lembro dos meus inimigos. Cansei dos olhares maquiavélicos daqueles que querem me ver por baixo, derrotado, desiludido, cansado. Eles, não, esses nunca se cansam.

Sinto dizer, mas eu cansei. Vou sair agora, vou descansar. Aproveitar a noite, a lua, às estrelas. Ler poesia. Fazer poesia… Amanhã é outro dia e vai começar tudo outra vez e talvez eu venha a me cansar novamente. Por hoje basta, eu cansei. Cansei…

 

 

 

 

14 comentários

Filed under 1

14 responses to “Crônica: Eu cansei, de verdade!

  1. Duda

    BRAVO.
    Também estou cansada, não de todas as coisas que vc mencionou, pois não vivo grande parte delas, mas posso me considerar cansada.
    Cansada também das “mocinhas”da novela, pois elas sofrem, sofrem a novela inteira e no final sempre acabam com o princípe, eu tenho certeza que estou sofrendo e no fim da história não terá galã nenhum me carregar no colo, me oferecer uma taça de vinho e fazer meu final feliz.
    Eu cansei de não saber se estou fazendo a coisa certa na minha vida, eu gosto de fazer tantas coisas, por que eu tenho que escolher só uma como profissão? Eu cansei das pessoas me dizerem : Vc é jovem demais, não sabe de nada. Ainda em muito que aprender. Cansei de imaginar o que é tudo isso que eu ainda tenho que aprender, o que tanto mais que esse povo sabe que eu não sei. E quanto tempo vai levar pra eu poder falar isso para outra pessoa, pois não vejo a hora de poder dar o troco. Cansei de estudar coisas inúteis só por que a sociedade exige, por que raios eu preciso saber conjugar os verbos no pretérito mais que perfeito? Quem é que fala que “Vós ireis ao super mercado hoje? ” Cansei de assistir t.v e só ver desgraça. Cansei de ver um povo cheio de potencial, cheio de alegria, mas que parece que tem um imã que puxa pra baixo, que nao deixa subir, que não deixa crescer, que não deixa melhorar. Cansei fazer as unhas pra ficar bonita e perder o esmalte na primeira lavada de pratos. Cansei de depilar as pernas com cera quente só pra eu notar.
    Cansei de me olhar no espelho e pensar que para ficar do jeito que eu quero teria que mudar quase tudo em mim. Ai cansei. Cansei de escrever. Vou descansar também.

  2. Nah

    Adorei todas essas palavras !!! rs
    O comentário aí também.. Me identifico com a grande maioria !!!

  3. Aline Cris

    nossa…eu tbm estou cansada de tantas coisas..trabalhar, trabalhar e trabalhar e $$$ nadaaa….de problemas familiares, profissional e pessoal.
    socorro….cansei de tudo!!!

  4. Thiago

    Putz achei q tava surtando…
    Hj me veio a kbça as pergundas:
    “o que eu to fazendo da minha vida?
    Como será meu futuro?
    Ja nao tenho mais paciencia pro meu trabalho…
    To cansado do meu chefe, de acordar super cedo pq trabalho longe pacas…
    De ficar ralando para tentar ser reconhecido e melhor remunerado…
    Queria encontrar um outro caminho…
    Pois ja vi que este já não promete ser mto diferente do que é…
    Estou cansado, pois não tenho as respostas…
    Estou cansado pq já não quero mais isso…
    Espero não estar sendo injusto, afinal é o eu tenho mas queria um outro caminho…”

    Enfim, digo tbm cansei…

  5. GuriApaixonada

    Nossa!!!!!!!! passei no seu blog e me chamou atenção seu post e estes comentários. Fiquei curiosa: hoje vocês estão cansados?????? eu estou

  6. Marta

    Vocês ainda estão cansados? Parece que essa canseira acabou chegando em mim! Hoje levantei e a única coisa que passa pela minha cabeça é cadê a energia que sempre me motivou? Parece que foi embora junto com o ano velho…

  7. GuriApaixonada

    Eu não estou cansada Marta. graças a Deus tudo isso passou.

  8. Vida

    Já me senti tão cansada que não tenho palavras, de cansada que estou.
    Cansada de me expressar e ninguém entender, de entender tudo dos outros e não encontrar quem me entenda.De esperar que alguma coisa possa acontecer diferente do que está hoje.
    Definitivamente, cansei!!!

  9. Pat

    Por que hoje a vida cansa tanto? Será que antigamente as pessoas tinham mais tempo pra descansar, pra aproveitar ou hoje somos um bando de bebês chorões? Ouço esse lamento da boca de muitos amigos e amigas e eu também me sinto assim, mas não consigo descobrir o que mudar. As vezes me sinto até ingrata por reclamar mas não consigo no momento mudar o que sinto. O que está faltando, ou a vida é assim mesmo o que deve mudar é o jeito de encará-la pra não se cansar tanto?

  10. Lilian

    Cansei de pessoas que nã ose importa comigo, cansei de tanto querer…..

  11. Layla*

    Tbm cansei *-* e to tão cansada que ó vou digitar isso ;/

  12. Daniel Stanzani

    Também cansei, de tão cansado procurei no google alguém com mesmo cansaço e caí aqui neste blog. De tão cansado que estou, deixo aqui meu recado, vida essa cansada que só se faz trabalhar e que cansa em pensar em descansar para trabalhar mais, ao menos amanhã é sábado e cansado ficarei por passar o dia acordado, mesmo sem trabalho, mas com cansaço dessa rotina que cansa qualquer um que pensa que a vida poderia ser de um jeito menos cansativa e mais ativa.

  13. Hermes

    Sem comentarios….cansei

  14. PEDRO

    CANSEI TAMBÉM. PUTA QUE PARIU, CANSEI DESSA VIDA DE MERDA. :/

Deixe uma Resposta

