15ª Primavera dos Livros – Rio de Janeiro

PRIMAVERA LITERÁRIA NO MUSEU DA REPÚBLICA

Encontro de autores, lançamentos e shows de repente fazem parte da programação, que tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

A 15ª Primavera dos Livros vai invadir os jardins do Palácio do Catete, dos dias 26 a 29 de novembro, com sotaque nordestino. A edição deste ano, organizada pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), terá como tema principal a Literatura de Cordel, com homenagem ao grande cordelista Patativa do Assaré. Em boa hora, este ano se comemoram os 100 anos de nascimento do poeta cearense. A organização do maior encontro literário de editores independentes do eixo Rio-São Paulo — são cerca de 90 editoras que vão expor mais de 10 mil livros — tem o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tradicional parceira no evento.

Com o objetivo de valorizar a cultura do nordeste, o texto escrito e o conhecimento popular, está programada uma mesa para discutir o cordel, com a participação do gerente do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (mais popularmente conhecida como Feira de São Cristovão), Marcos Lucenna, e membros da Academia Brasileira de Cordel, além de shows surpresa de repentistas. 

Outra novidade do evento, que também tem apoio da Biblioteca Nacional, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Aliança Internacional de Editoras Independentes, é a presença de editoras internacionais. Pela primeira vez a Primavera dos Livros vai receber profissionais do Peru, Chile, Argentina, Equador, México, Guiné Bissau e Angola, uma iniciativa explicitamente recomendada pela Secretaria Municipal de Cultura. 

A presidente da Libre, Cristina Warth, espera com isso aumentar o número de ofertas de obras e de visitantes do encontro. “Nas edições anteriores, que aconteceram no Rio e em São Paulo, tivemos um público de 25 mil pessoas. Este ano, esperamos um número ainda mais expressivo, pois, além da intensa divulgação nas escolas e universidades, temos percebido uma recepção e interesse cada vez maior do leitor por produções das editoras independentes, como lançamentos poéticos, ensaios e romances de novos autores e de autores consagrados”, afirma a presidente da Liga e diretora da Pallas Editora. 

PROGRAMAÇÃO

A Primavera dos Livros, que teve sua primeira edição em 2001, terá programação especial voltada para crianças, com direito a contadores de histórias e teatro, e também para os professores. Com curadoria de Suzana Vargas, algumas mesas vão discutir a importância do ensino da literatura e da arte nas escolas, assim como o trabalho de grandes mestres da pedagogia como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Também estarão em pauta temas como o domínio espanhol no mercado literário brasileiro, o impacto das vendas européias no Brasil e a importância da proteção editorial nacional.   

Está programado um dia (27) para professores, com descontos de até 50% para os profissionais de educação na compra de livros. Para o público em geral, os abatimentos variam entre 20% e 40%. A Primavera dos Livros Rio de Janeiro 2009 terá mais de 100 lançamentos e entrada gratuita. Começa às 18 horas do dia 26 de novembro. Nos outros dias, a feira vai das 10h às 18h.

PRIMAVERA DOS LIVROS RIO DE JANEIRO – 2009

Local: Palácio do Catete 

Rua do Catete, 153. Catete

Dias 26 (quinta-feira), 27 (sexta-feira), 28 (sábado) e 29 (domingo) de Novembro

Horário: dia 26 às 18 horas. 27, 28 e 29 das 10h às 18h. 

ENTRADA FRANCA

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under 1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s