Artigo: Melhores em quê?

Melhores em quê?

Éber Sander

Já que daqui para frente não se discutirá outro assunto a não ser a Copa do Mundo na África do Sul, vale a pena uma reflexão e análise mais profunda sobre os números de alguns dos países participantes desta copa.

Como exemplo para análise utilizaremos cinco países e três aspectos econômicos/sociais de cada um deles.

Os países escolhidos (não por acaso) são os chamados desenvolvidos, outrora chamados de 1º mundo, vejamos então: Suíça; Alemanha; EUA e Japão.

Os dados analisados foram: expectativa de vida, alfabetização e o índice de mortalidade infantil.

Na Suíça, a expectativa de vida é de 81,7 anos, a alfabetização atinge 99% da sua população e a mortalidade infantil é de apenas 4,1 a cada mil nascimentos.

Já na Alemanha, a expectativa de vida bate na casa dos 79,4 anos, 99% de sua população é alfabetizada e ocorrem 4,08 mortes infantil a cada mil nascimentos.

Nos EUA, a expectativa de vida gira em torno dos 78,2 anos, a alfabetização também é de 99% de sua população e ocorrem 6,3 mortes a cada mil nascimentos.

Estão no Japão os dados mais animadores dos países da Copa. A expectativa de vida em terras japonesas é de 82,6 anos, 99% de sua população é alfabetizada e ocorrem apenas 3,2 mortes a cada mil nascimentos.

Quando olhamos os dados do Brasil e comparamos com os países acima citados, levamos de goleada.

Em terras tupiniquins a expectativa de vida é de apenas 72,4 anos, temos somente 90% da população alfabetizada e o índice de mortalidade infantil no Brasil é assustador: 23,6 a cada mil nascimentos.

Portanto, fica muito claro que temos muito que aprender com as outras nações que vão à África do Sul. Que os políticos brasileiros e principalmente os eleitores possam olhar os números e refletir acerca do longo caminho que temos que percorrer para nos tornarmos um país desenvolvido. Aí sim, seremos campeões, por enquanto, estamos na lanterna do campeonato.

Éber Sander é escritor autor do livro Perguntas Indiscretas

www.ebersander.wordpress.com

Anúncios

4 comentários

Filed under 1

4 responses to “Artigo: Melhores em quê?

  1. Olá Caro Éber,

    Sim, nossos indicadores ainda deixam a desejar. Mas sem querer fazer propaganda política em ano de eleição, e sim dar crédito a quem merece… não podemos deixar de lembrar que – mesmo ainda abaixo dos índices dos “desenvolvidos”, nossos indicadores melhoraram nos últimos 8 anos. Ao fazermos a análise da tendência do gráfico, tivemos muitos pontos ganhos somente agora, no século XXI. Nosso reconhecimento portanto (pelo menos nessa parte) à equipe do sr. Luiz Ignácio e respectivos governadores e prefeitos que aplicaram suas estratégias de gestão.
    [ ]s, Eliana

    • Eber Sander

      Eliana Belo, obrigado pelo ótimo comentário.
      De fato, melhoramos e muito nesses últimos 8 anos de governo do presidente Lula.
      Portanto, é imprescindível a continuidade e a melhora dos projetos já implantados, como o Prouni, PAC e tantos outros.

  2. Olá Éber. Seu artigo é muito bem escrito, mas não concordo com ele. Acho que temos que comparar o Brasil de hoje com o Brasil de ontem e não com outros países. A riqueza dos ditos países ricos vieram principalmente da exploração de países pobres, não apenas com a simples exploração (como os europeus fizeram com o Brasil), mas também com acordos comerciais leoninos, isso mais recentemente. O Brasil já melhorou muito e vai melhorar ainda mais, inclusive todos os índices que você citou. Um grande abraço.

    • Eber Sander

      Caro Waldir, saudações!
      Obrigado pelo comentário. Certamente melhoramos muito!
      Mas imaginemos o Brasil como um estudante: o estudante Brasil concluiu o Ensino Médio, para que ele possa tornar-se melhor a cada dia, ele não deve olhar para aqueles que estão no ensino fundamental, mas sim e se comparar com os que estão a sua frente, saber que após o ensino médio tem a graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado….
      Ou seja, avançamos sim, mas é preciso avançar ainda mais!
      Apareça sempre.
      Abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s