Artigo: Indaiatuba: 200.346 habitantes por Éber Sander

Indaiatuba: 200.346 mil habitantes

*Éber Sander

Agora é oficial. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Indaiatuba tem exatamente 200.346 habitantes.

A pesquisa apenas demonstra aquilo que todos já sabiam: Indaiatuba cresceu assustadoramente nos últimos anos.

Com o advento de grandes empresas e a promessa de uma boa qualidade de vida, a cidade foi a opção de milhares de pessoas oriundas da capital e de outros estados da federação.

O número foi bastante comemorado pela municipalidade, já que qualquer município que ultrapasse a marca dos 200 mil tem um aumento considerável no repasse de verbas federais.

Quem também andou comemorando bastante foram os vereadores e futuros candidatos ao cargo nas eleições municipais de 2012. Com a mudança, tudo indica que a cidade também passará a contar com um número de vereadores maior já em 2013. Isso claro, se o mundo não acabar em 2012.

Já que o assunto está em pauta, é imprescindível que a classe política faça uma análise profunda sobre o que representa uma cidade com 200 mil habitantes. Não é possível tratar temas cruciais como: trânsito saúde, violência, educação e outros com pensamentos e atitudes mesquinhas. Indaiatuba não pode mais ser tratada como propriedade de meia dúzia de pessoas.

Portanto, é urgente que os pensamentos dos políticos da cidade tenham a grandeza da nova Indaiatuba. Não podemos perder de vista a qualidade de vida que fez com que a cidade ganhasse fama nacionalmente. Mais do que crescimento, Indaiatuba precisa de desenvolvimento.

*Éber Sander é escritor, autor do livro “Perguntas Indiscretas  – e outros contos e crônicas”

<p

Anúncios

1 Comentário

Filed under 1

One response to “Artigo: Indaiatuba: 200.346 habitantes por Éber Sander

  1. Lembro que quando mudei pra cá a cidade tinha em torno de 70.000 habitantes. Em pouquíssimos anos Indaiatuba pulou para 120.000 (acho que foi no Censo de 1996 o melhor já feito) e de lá para cá temos visto um aumento crescente na criminalidade (o lado ruím do desenvolvimento) escassez dos recursos hídricos, redução drástica das áreas verdes da cidade, etc. Seria injusto dizer que nesses últimos 13 anos Indaiatuba não teve melhoria, pois melhorou e muito. Contudo eu penso que o Censo as vezes ajuda a nos mostrar o óbvio que o crescimento populacional de dá de maneira exponencial e se hoje “achamos” que podemos “pagar o preço” do crescimento em prol do desenvolvimento obtido eu creio que daqui a 5 anos, ou bem menos, esse preço será simplesmente insustentável e o desenvolvimento atingido nesse período não terá sido nada além de ilusão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s