Entrevistas

Rádio CBN – Campinas – 09/04/2008

Confira parte da entrevista no link: http://tinyurl.com/3jwynnh

—————————————————————————————————————————-

Jornal Semana em Destaque – Indaiatuba –  19/11/2010

Jornalista: Rosana Bueno

 

“Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena…” Este é o início do conto “A Velha História”, de Mário Quintana, texto que Éber Sander lê todos os dias. “Ele é meu escritor preferido. Hoje ele é muito popular e reconhecido, mas enquanto estava vivo não teve sua obra merecidamente reconhecida, inclusive não foi aceito na Academia Brasileira de Letras”. Machado de Assis, Ferreira Gullar, Marcelino Freire e Andrea Del Fuego também fazem parte dos autores dos textos preferidos.  

Mas foram os gibis de um vizinho o primeiro contato que Éber teve com o mundo da leitura. Na escola, sempre que podia visitava a biblioteca, onde as poesias de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade lhe encantavam. “Em casa eu nunca tive livros, não havia ninguém que gostava muito de ler, apenas eu. As poesias me encantaram logo cedo, e também cedo eu comecei a escrever: com apenas doze anos”.

O interesse precoce pela literatura fez com que ele também se aventurasse pelo mundo das palavras. E aos 16 anos decidiu que também seria um escritor. “Por um tempo eu acreditei que seria possível viver apenas disso, mas foi uma fase. Hoje eu trabalho no setor de compras de uma empresa no Distrito Industrial e concilio as duas profissões. Muitos não acreditam que um dia eu possa ser apenas um escritor, mas eu não me importo. Este sonho é meu, e quem deve acreditar nele, em primeiro lugar, sou eu! E mais importante do que a chegada, é o caminho”.

Ele já escreveu diversos artigos, publicados em sites e jornais de Indaiatuba e região. “Comecei cedo e por isso acho que também cedo pude ir corrigindo meus erros. O retorno que estou tendo do meu trabalho como escritor está sendo muito bom, além do esperado”, diz ele, que acaba de fechar contrato com a Parêntese Editora, que será responsável pela distribuição e venda do livro “Perguntas Indiscretas – e outros contos e crônicas”, em livrarias de todo o país e também pelo site: http://www.parentese.com.br. O livro foi lançado em 2009 e até então só estava à venda em Indaiatuba e Salto. Ele ainda tem participação nas coletâneas  ”Um Olhar sobre Indaiatuba II”, “Acrísio de Camargo” e “Balões Coloridos”.

A paixão pela arte está expressa em seu corpo: um tatuagem no braço direito diz “Ars longa” (A arte é longa) em referência à frase de Hipocrates: “A arte e longa e a vida é breve”. “Pretendo tatuar a outra parte no braço esquerdo: vita brevis”.

Éber já ganhou e foi finalista de prêmios literários, o mais recente foi com o conto “Esmola Demais” um dos cinco vencedores do VI Concurso de Contos e Crônicas, organizado pelo N.U.C (Núcleo Universitário de Cultura) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Ele também já foi finalista no Mapa Cultural Paulista de 2008 e venceu o Prêmio Acrísio de Camargo, em 2007. Em 2009 foi finalista do Prêmio Cidade de Porto Seguro.

Aos 27 anos, ele é casado com Josiane Cristina, com quem se relaciona há cinco anos. “Estou grávido”, brinca ele, sobre a esposa estar grávida há quatro meses.

Antenado com as redes sociais, tem no seu blog (https://ebersander.wordpress.com/) o seu principal canal de divulgação de seu trabalho, além de Twitter  (@EberSander) e Orkut. “O blog já teve 77 mil visitas, pessoas de diversas partes do Brasil que acabam conhecendo o meu trabalho através dele. Pelas comunidades do Orkut também faço bastante contato com pessoas da área”, comemora o autor, que é formado em Administração.

Neste sábado, dia 20 de novembro de 2010, ele organiza junto com o colega José Oliveira, a I Feira Literária de Indaiatuba. “A ideia do evento surgiu, pois principalmente os novatos não têm onde expor seus trabalhos. Estamos com 14 escritores inscritos e tivemos que falar ‘não’ para muitos outros. Já estamos pensamos na próxima edição”.

“”””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””

Jornal Semana em Destaque –  03/12/2010 Coluna “Meus Livros”

Sobre quais assuntos você gosta de ler?

Como sou um cronista e contista, gosto de ler obras de outros contistas e cronistas. Não sou muito de ler romances. Para mim, a história tem que ser boa e curta.

Que livro está lendo no momento?

Estou novamente lendo a obra de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cuba”, uma leitura difícil, porém, extremamente gratificante de um dos melhores escritores brasileiros.  

Qual livro leu e mais gostou?

“O pequeno príncipe”, de Antonie de Saint-Exupéry, “Sapato Florido”, “O aprendiz de feiticeiro”, “A rua dos cataventos”, todos de Mário Quintana. 


 

Memórias Póstumas de Brás Cubas – 5º edição

O romance é narrado por um defunto, que reconta a própria vida, do fim para o começo, num relato marcado pela franqueza e ironia.


O pequeno príncipe – 48º edição
De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. 

Blog CultModern – Brasilia/DF (www.cultmodern.blogspot.com) – 07/06/2011

Confira a entrevista no link: http://tinyurl.com/3ltxxva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s